O AMOR É UMA COISA QUE SE APRENDE

AMOR É UMA COISA QUE SE APRENDE

João 13:35
Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.

No texto acima Jesus estava dizendo que a principal característica de um cristão seria o amor. De fato, Jesus falou que as pessoas “saberiam que eles tinham sido alunos de Jesus, se eles tivessem amor uns pelos outros”. O interessante desta declaração de Cristo é que isso significa que o mundo saberia que os seguidores de Jesus teriam aprendido a amar com seu mestre. Ora, se o amor revela que os cristãos são aprendizes de Cristo, isto significa duas coisas: que Jesus ensinava a amar e que o amor é uma coisa que pode ser aprendida.

Jesus, o grande professor do amor, ensinou aos discípulos como amar não apenas com teorias e ilustrações abstratas, mas também por meio da sua própria vida. No ápice dos sofrimentos que ele enfrentava por parte dos seus perseguidores, pendurado na cruz, Jesus só foi capaz de orar pedindo a Deus que os perdoasse por causa do amor que ele sustentou em seu coração mesmo nos momentos mais difíceis. Amar não é uma tarefa fácil, nem automática, mas é um exercício que acaba por se transformar em hábito na vida daquele que a prática.

Alguns lembram bem daquilo que disse Jesus, que devemos “amar nossos inimigos e orar pelos que nos perseguem”, e eu costumo dizer que antes de tentar amar os inimigos, talvez já passe da hora para começamos a tentar tratar melhor os nossos amigos. Uma forma simples e prática para se fazer isso é perdoá-los pelos erros que porventura cometeram contra nós, pois sem dúvida alguma, o perdão é uma das mais belas expressões de amor.

Lembre-se, porém, que você nunca terá que perdoar uma pessoa que lhe faz bem! Perdão é uma dádiva concedida a pessoas que fazem o que é errado e que não merecem recebê-la. Se uma pessoa que me feriu merecesse meu perdão, não seria uma demonstração de amor e misericórdia, seria na verdade o pagamento de uma dívida ou a entrega de uma recompensa por justo merecimento. As pessoas que você irá perdoar, serão exatamente aquelas que não merecem o seu perdão.