A palavra “apostasia” em Segunda Tessalonicenses 2
PERGUNTA:
Irmão Natan, eu discordo quando você cita 2 Tessalonicenses 2:3,6,7 e 8 afirmando que a igreja será arrebatada, pois, segundo você, a palavra apostasia, significa “afastamento” ou “partida”. Esta apostasia não seria o afastamento da fé conforme Lucas 18:8 que diz “porventura quando vier o filho do homem achara fé na terra?” Eu penso que Israel deixará de ter fé em Deus e confiará no homem do pecado e em suas mentiras, que seria o mesmo homem iníquo mencionado em Tessalonicenses, não?
RESPOSTA:
Em relação a palavra “apostasia”, que aparece em 2 Tessalonicenses na forma de substantivo, eu compreendo o porquê de tanta confusão na cabeça do povo, pois nas versões que temos disponíveis hoje em dia eles pararam de traduzi-la e passaram a fazer das duas uma: ou eles “interpretam” a palavra ou simplesmente (e menos mal) a “transliteram” para o Português. Transliterar consiste basicamente em substituir cada letra grega por uma letra do idioma Português que melhor a represente. Assim surgiu a palavra “apostasia” em nosso idioma, com o significado próprio que a nossa cultura lhe atribuiu.
Assim como a palavra “Apóstolo”, que não é uma tradução, mas uma transliteração que ganhou um “significado próprio”, o mesmo aconteceu com a palavra apostasia. Por isso ao ler 2 Tessalonicenses muita gente fica perdida por não imaginar um possível significado diferente ao que está acostumada a ouvir. A maioria do povo só conhece um dos sentidos que a palavra grega possui, e parece nunca ter estudado à fundo sobre o assunto para obter uma compreensão melhor ou diferente. Desta forma, o sentido de “desvio ou afastamento espiritual” é o mais frequentemente usado no meio cristão em relação à palavra apostasia. Contudo, a verdade é que no Novo Testamento a palavra apostasia, juntamente com outros derivados, são mais frequentemente usados como “afastamento físico” do que “afastamento espiritual ou doutrinário”.
O léxico grego de Liddell & Scott, conhecido e respeitado nos Estados Unidos, define a palavra APOSTASIA apresentando 4 possíveis significados de acordo com o contexto em que ela apareça:
- Deserção, Revolta; especialmente no sentido espiritual: Rebelião contra Deus. Esse é o sentido mais conhecido para “apostasia” no meio evangélico de forma geral (e pela sua forma de falar imagino que deva ser o sentido que você também conheça).
- Partida (saída, afastamento), Desaparecimento;
- Distinção;
- Distância.
A mesma palavra aparece na forma de verbo (“Aphistemi”) mais 15 vezes no Novo Testamento e apenas em três delas no sentido de “afastamento espiritual” ou “afastamento doutrinário”. Todas as outras 12 vezes se referem a AFASTAMENTO FÍSICO.
No sentido de afastamento espiritual, temos:
1 Timóteo 4.1
“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos APOSTATARÃO alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios”;Lucas 8.13
“E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas creem por algum tempo, e no tempo da tentação se DESVIAM”e Hebreus 3.12
“Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para SE APARTAR do Deus vivo”.
Todas as outras vezes que essa palavra aparece em sua forma verbal no Novo Testamento estão no sentido de afastamento físico e não espiritual ou doutrinário, veja alguns exemplos:
Lucas 2.37
E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se AFASTAVA do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia.Atos 15.38
Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha APARTADO deles e não os acompanhou naquela obra.Lucas 4.13
E, acabando o diabo toda a tentação, AUSENTOU-SE dele por algum tempo.Atos 19.9
Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, RETIROU-SE deles, e separou os discípulos, disputando todos os dias na escola de um certo Tirano.2 Coríntios 12.8
Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se DESVIASSE de mim.
Além disso, a palavra “apostasion”, que vem da mesma raiz, aparece em Mateus 19.7 no contexto de SEPARAÇÃO CONJUGAL e foi traduzida em algumas das nossas bíblias como “divórcio”, veja: “Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de DIVÓRCIO (“Apostasion”), e repudiá-la?”.
Não é curioso que na grande maioria das vezes que a palavra “apostasia” e outros derivados apareçam no Novo Testamento eles estejam em contextos de separação física e mesmo assim as pessoas insistam em querer interpretar o seu aparecimento em 2 Tessalonicenses no sentido espiritual?
Como se não bastasse, os primeiros tradutores da Bíblia traduziram 2 Tessalonicenses 2.3 como “partida” ou “retirada”. Somente depois da influência da versão do Rei Tiago (King James Version produzida em 1611) que os futuros editores passaram a imitar a sua linha de interpretação colocando a palavra como “afastamento espiritual”. Todavia, quase todas as versões até então a traduziam como “afastamento físico”, dentre elas estão:
Ano 1384 Wycliffe Bible
Ano 1526 Tyndale Bible
Ano 1535 Coverdale Bible
Ano 1539 Crammer Bible
Ano 1576 Breeches Bible
Ano 1583 Beeza Bible
Ano 1608 Geneva Bible
Finalmente, mas não menos importante, uma leitura mais atenciosa de 2 Tessalonicenses poderia ajudar numa possível melhor interpretação do texto em questão. Se não, vejamos.
2 Tessalonicenses 2.3
3 Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto (o Dia do Senhor, o Juízo Divino mencionado no final do versículo anterior) não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição, Observe que Paulo disse que após a apostasia o destruidor seria revelado.
2 Tessalonicenses 2.6
6 E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria. Novamente Paulo repete que o Anticristo será “revelado”, mas desta vez ele diz que não será antes do tempo, pois até lá algo o detém.
2 Tessalonicenses 2.7,8
7 Com efeito, o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; 8 então, será, de fato, revelado o iníquo…Pela terceira vez Paulo diz a mesma coisa: Antes tem que acontecer algo, para somente depois, o Anticristo ser revelado.
Fica claro que Paulo está repetindo a mesma verdade nos versículos acima, observe:
- Primeiro a apostasia e o Anticristo será revelado (v.3);
- O Anticristo será detido, até que seja revelado (v.6);
- Tem que ser afastado aquele que o detém, então o Anticristo será revelado (v. 7,8).
Veja que Paulo não foge do assunto. Ele repete o mesmo ponto com pequenos acréscimos de informações usando palavras levemente diferentes. Com as três frases acima podemos enxergar com mais clareza que Paulo está falando que: Algo está detendo a manifestação do Anticristo e assim continuará até que isto seja retirado do caminho.
Ao ler o contexto, observa-se claramente que Paulo não está falando sobre alguma coisa que estava ausente que precisaria chegar para que o Anticristo pudesse ser revelado, e sim de algo que estava presente que precisava ser afastado para que o Anticristo pudesse ser manifesto. Em momento algum Paulo pareceu dizer que precisaria acontecer uma grande heresia ou afastamento espiritual primeiro para que assim a revelação do Anticristo não fosse mais detida. Isso nem sequer faz sentido. Em relação à manifestação do Anticristo Paulo estava falando sobre um “empecilho” que teria que ser retirado e não sobre um “auxílio” que precisaria ter chegado. É a retirada daquilo que o detém que lhe permitirá agir livremente e não a chegada daquilo que estivesse faltando que o daria força para revelar-se.
Isso quer dizer que também aqui, em 2 Tessalonicenses, a palavra “apostasia” parece estar sendo usada como “afastamento FÍSICO” e não “afastamento espiritual ou doutrinário”. Paulo está falando sobre algo que deve ser RETIRADO ou AFASTADO fisicamente, para que, somente então, o Anticristo possa ser revelado pelo mistério da iniquidade.
O Espírito Santo, que atua através do Corpo de Cristo, é aquele que detém a possibilidade da manifestação do Anticristo. Somente após o término desta atuação específica do Espírito Santo nesta Aliança, através da igreja, é que começará uma nova fase do desenrolar da história humana. Aquele será o tempo em que o Anticristo se manifestará e desencadeará outros acontecimentos já previstos.
11 Comentários
Muito bom, mas aí que pós tribulacionista vai ter problema!
Deus a abençoe 🙏 Deus abençoe sua família 🙏
Otima explicaçao…
De facil entendimento e bastante veridico!
Obrigado por dividir conosco esse entedimento…
nina
Parabéns pelo excelente texto, pois a Palavra de Deus nunca se contradiz.
Em toda a Bíblia há promessas de que a noiva de Cristo não passará pela Grande Tribulação, antes estará 7 anos se preparando para as bodas no céu e quando Jesus retornar para destruir o Anticristo virá com seus santos arrebatados.
Infelizmente os pós-tribulacionistas vão contra a Palavra de Deus, pegando textos fora de um contexto, onde Deus tratará com israel durante a Grande Tribulação, e o atribuem erroneamente como se fosse com a igreja.
Eles se apegam erroneamente na passagem que todo olho o verá, como sendo o arrebatamento, mas esse texto trata da vinda de Cristo no final da Grande Tribulação.
Deus o abençoe.
Amém. Obrigado pelo carinho. Um abraço.
Muito bom esse estudo! Tinha uma visão sobre o arrebatamento, mas comecei a pensar de uma forma diferente.
Amém Joice! Obrigado. Um abraço.
Muito bom, realmente a “apostasia” nos é revelada apenas como afastamento espiritual, muito importante este contexto. Boa mestre Rufino!
Maravilha, querido pastor Natan. Sua explanação é muito rica, com exemplos contextuais irrefutáveis, que me acrescentaram sobremaneira. Eu também tinha essa visão singular do significado de apostasia, principalmente no contexto de 2ª Tessalonicenses, mas que, Graças a Deus que o iluminou para que nos iluminasse, foi redirecionada. Obrigado. Graça & Paz!!!
Natan realmente o que detém o anti Cristo na terra?Eu penso que é a igreja!E você ?Por se possível mim explique.
Sabemos imediatamente que tem que ser algo ou alguém que seja contrário às ações de Satanás, pois segundo o texto o mistério da iniquidade está sendo detido e precisa que este empecilho seja afastado do caminho para que o Anticristo se manifeste. As opções lógicas mais coerentes são o Espírito Santo ou a Igreja, ou ainda os dois numa ação conjunta. O Espírito de Deus é um dos “candidatos” porque a sua atuação na dispensação atual é marcada por um começo e por um fim. Jesus disse que “se ele não fosse para o Pai, o Espírito não viria”. Isso não quer dizer que o Espírito já não estivesse atuando no mundo, mas sim que sua atuação a partir de então seria diferente. Da mesma forma, um dia sua atuação específica nesta dispensação findará e ele voltará a atuar no mundo como no período do Antigo Testamento e os homens não mais serão cheios do Espírito Santo como acontece atualmente. Usando a linguagem de Cristo a respeito do início e término desta dispensação podemos dizer que o Espírito Santo “foi enviado”, mas um dia “será retirado”. O Corpo de Cristo também é um “candidato” natural para ser “aquele que o detém”, pois toda a atuação do Espírito Santo mencionada anteriormente acontece única e exclusivamente através da Igreja. Ou seja, a atuação da igreja contra as obras de Satanás neste mundo é através do Espírito Santo e a atuação do Espírito neste mundo nesta aliança é através da Igreja. Alguns chegaram a sugerir que o “detentor” do mistério da iniquidade poderia ser o governo ou algum anjo supostamente mais poderoso como Miguel, etc. No entanto as Escrituras mostram que em confrontos com Satanás Miguel simplesmente diria “que o Senhor te repreenda”, diferentemente do cristão que pelo Espírito Santo e a autoridade que lhe foi delegada por Cristo pode repreender a Satanás diretamente como representante oficial de Jesus, em seu nome. Supor que o governo poderia ser aquele que detém a atuação do mistério da iniquidade, é uma tolice, pois o mundo jaz no maligno e praticamente todos os governos mundiais estão sob influência espiritual anticristã.