Objeções Calvinistas sobre Fé e a Morte de Jesus
PERGUNTA:
Eu entendi que a fé é um “dom”, um presente. Nós não damos presente para todos, só pra quem queremos dar. Sendo assim, Deus não pode agir de igual modo? O texto sagrado diz que “Jesus morreu por muitos” e não por todos.
RESPOSTA:
Na verdade, o Novo Testamento menciona pelo menos 4 tipos de fé e o único que é explicitamente chamado de “dom”, é aquele listado em 1Coríntios 12. Fora essa fé especial, que é devidamente chamada por Paulo de “dom do Espírito Santo” ou “manifestação do Espírito”, não lembro de qualquer outro tipo de fé no Novo Testamento que tenha implicações de uma “doação aleatória e pontual” da parte de Deus. Porém, se você tem bebido água contaminada por aí, acredito que você deva estar se referindo equivocadamente ao que Paulo diz em Efésios 2.8: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”. Se for isso, como tenho quase certeza que seja, você está entendendo errado. Paulo escreveu Efésios 2.8 e Paulo escreveu Romanos 6.23, onde ele disse que “o dom gratuito de Deus é a vida eterna”. Paulo está simplesmente afirmando que a salvação é um presente de Deus, é um dom gratuito! Paulo não poderia estar falando que para alguém ser salvo “Deus precisaria por fé no coração da pessoa antes”, pois isso seria até antibíblico, pra começo de conversa.
A Bíblia ensina que “quem crê, terá a vida eterna” e não que se alguém “receber a vida eterna, crerá”, isso é heresia e flagrantemente contrário a todas as passagens bíblicas que falam sobre salvação.
Além disso, a fé para a salvação de fato “vem”… mas não por meio de uma imposição arbitrária e ditatorial de um déspota como o deus calvinista. Segunda a Bíblia, a fé para a salvação “VEM por ouvir a Palavra de Deus”. Porém, embora a fé venha por se ouvir a palavra, não é para todos que ouvem, que a fé vem! Discípulos de Jesus deixaram de andar com ele porque tiveram a oportunidade de ouvi-lo (João 6.60,61,66). Judeus que HAVIAM CRIDO nele, deixaram de segui-lo por causa de coisas que ouviram (João 8.30-52). A fé vem e cresce quando a pessoa que ouve, ouve como convém, de coração aberto e disposta a aprender, permanecendo na palavra, sem esmorecer. Jesus disse: “Vede, pois, COMO ouvis; porque ao que tiver, se lhe dará; e ao que não tiver, até aquilo que julga ter lhe será tirado” (Lucas 8.18). Ouvir de qualquer jeito ou com espírito crítico, não trará proveito algum, é preciso acolher com mansidão a palavra implantada.
Se você não dá presentes a todos os seus filhos, é um problema seu. O Pai celeste, por outro lado, faz o seu sol nascer sobre maus e bons, e faz a chuva cair sobre justos e injustos, porque Deus não faz acepção de pessoas. Pode-se dizer que amar e presentear apenas àqueles que te amam, é uma característica comum de um pecador, mas Deus, que é perfeito, não é assim (Mateus 5.43-48). Deus deseja que todos os homens sejam salvos, e, exatamente por isso, Deus, que amou tanto o mundo, ofereceu seu único filho para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. O “presente da salvação” é uma dádiva divina a todos os homens, sem acepção, pois:
É para isso que Cristo veio ao mundo: para salvar os pecadores! Ele afirmou que “quando fosse levantado da terra, atrairia TODOS a ele mesmo” (João 12.32). Embora o doente seja “atraído” pela promessa de cura (pois os sãos não precisam de médico e sim os doentes), isso não significa que os doentes farão o que deve ser feito para serem curados. O fato de eu atrair doentes até à minha casa pela oferta de medicamento gratuito, não garantirá que os doentes tomarão os remédios, como devem, para serrem efetivamente curados. Deus sempre faz a sua parte, mas o homem nem sempre faz a sua. O fato de Deus oferecer gratuitamente a salvação para todos não garante que todos aceitarão o que ele tem a oferecer. Afinal, “não andarão dois juntos, se não estiverem de acordo” (Amós 3.3). As últimas palavras de Cristo no livro sagrado são:
Amigo, você está bem equivocado sobre por quem Cristo morreu. O derramamento do seu sangue não foi apenas para a purificação dos nossos pecados, mas pelos pecados do mundo inteiro (1João 2.2). Jesus não morreu apenas pelos “bons” ou “justos”, pois por um bom ou justo poderia ser que alguém se animasse a morrer; mas Deus prova o seu amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores! (Romanos 5.7).
Aliás, já que estamos em Romanos 5, que tal analisar a sua teologia seletiva aqui também? Você disse que “o texto sagrado afirma que Cristo morreu por muitos e, não por todos”. Minha pergunta é: Apenas esta parte que te interessa é verdadeira ou você está disposto a entender o que ela significa ao aceitar o texto completo? Você prefere a verdade completa ou é mais gostoso permanecer nessa “verdade seletiva” da pílula azul?
Romanos 5.15
Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, MORRERAM MUITOS, muito mais A GRAÇA DE DEUS e O DOM PELA GRAÇA de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre MUITOS.
Embora “muitos”, em algumas ocasiões, não signifique “todos”, no verso acima, “todos” está sendo representado pela palavra “muitos”. A palavra está seno usada assim tanto para os que morreram em Adão, quanto para os outros em Cristo Jesus. Há inúmeros versículos que afirmam que “todos” morreram, assim como há inúmeros outros que afirmam que Jesus morreu por “todos”. Assim como a soma de “todas” as pessoas que morreram por causa do pecado de Adão equivale a um número muito grande de pessoas, deixando implícito que são “muitos”, da mesma forma, são “muitas” as pessoas por quem Cristo morreu, uma vez que ele morreu por “todas”. Digamos que o mundo tenha 8 bilhões de pessoas. Se eu dissesse que são “muitos os habitantes da terra” eu não estaria inferindo a contagem de todos?
Romanos 5.19
Porque, como, pela desobediência de um só homem, MUITOS SE TORNARAM PECADORES, assim também, por meio da obediência de um só, MUITOS SE TORNARÃO JUSTOS.
Afinal, se Jesus morreu apenas por “muitos” e isso não significa “todos”, então, o pecado de Adão não tornou “todos” os homens pecadores, ele também deveria ter feito isso somente com “muitos”. Porque se a segunda parte do versículo é verdadeira, então a primeira também é, e do modo que você vai interpretar a segunda parte, você deve interpretar a primeira. O texto diz que a desobediência de Adão fez que “muitos” se tornassem pecadores; isso significa que as consequências estão disponíveis apenas para alguns ou para todos? Não vou entrar em outros detalhes desta passagem que eu sei que você não vai entender, mas vou deixar a simplificação do assunto nas palavras de Paulo:
Abra os olhos enquanto pode. Saia das trevas e vem para luz. Retorne ao Evangelho enquanto é tempo. Você será mais útil no reino de Deus se abandonar este deus pagão inserido no meio cristão através do Agostinianismo.
Para uma melhor explicação sobre Efésios 2.8, clique aqui: