A Predestinação em Efésios 1.5 e Romanos 8.29
Muitos pensam que os versículos mencionados no título deste artigo ensinam que “Deus teria predestinado desde a eternidade passada” quem seriam aqueles que confessariam a Jesus como Senhor, e, assim, entrariam na família de Deus, sendo “adotados por ele”.
Nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade
Efésios 1.5
Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
Romanos 8.29
No entanto, pelo contexto e segundo a teologia de Paulo, tudo indica que ele nunca teve a intenção de falar sobre “predestinação para a salvação” nestas passagens. Paulo é o único escritor do Novo Testamento que faz uso da expressão “adoção de filhos”, e, obviamente, ninguém melhor do que ele mesmo para explicar o que ele tinha em mente quando falava isso. Paulo não pretendia simplesmente dizer que “não fomos gerados por Deus, mas apenas adotados”. A Escritura é clara em afirmar que somos filhos de Deus gerados pela sua divina semente. O sentido pretendido por Paulo para “adoção” se resume a duas possibilidades, significando em algumas situações “direitos plenos”, como em Gálatas 4.5, ou significando “glorificação plena”, como em Romanos 8.23. De fato, a plenitude dos direitos daquele que é reconhecido como filho de Deus envolve a futura glorificação do seu corpo mortal e corruptível.
Nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, AGUARDANDO A ADOÇÃO DE FILHOS, a saber, a redenção do nosso corpo.
Romanos 8.23
Efésios 1.5 e Romanos 8.29 estão simplesmente dizendo que Deus predestinou todo aquele que está em Cristo para vir a ter a mesma realidade que o Senhor Jesus alcançou após a ressurreição dos mortos. Ele está falando sobre o destino previamente estabelecido por Deus de todo aquele que vier a crer e confessar Jesus como Senhor. A predestinação nos textos de Paulo trata sobre o destino glorioso de todo o crente, como ele explica detalhadamente ao longo de todo o capítulo 8 da sua epístola aos romanos.