A BESTA E O PROFETA
PERGUNTA:
“Você afirma nesse vídeo que não haverá dois ou três seres, mas apenas um! Como você explica Apocalipse 19.19-20? O texto fala que tanto o Anticristo quanto o falso profeta serão lançados no lado de fogo!”
RESPOSTA:
Amigo, acho que você não deve ter prestado muita atenção no vídeo. Eu não disse em momento algum que “não haverá dois seres”. Na verdade, eu mesmo não lembro as palavras que usei, mas como sei o que eu penso e digo sobre o assunto, e como também sou muito criterioso com o sentido que as palavras possuem, sei que não falei isso. Eu devo ter falado alguma coisa que indique que a Bíblia parece ensinar que não haverá dois HOMENS, não “seres”.
Outra coisa que você precisa entender é que uma coisa é a visão que João teve, outra coisa é o significado que a visão tem. Se eu não estiver enganado, até onde lembro, a Bíblia diz que, em meio às suas visões, João parece ter visto alguns bichos, destacando alguns deles ao longo da sua narrativa, e também viu um homem, a quem ele chamou de profeta falso. Porém, no texto da sua pergunta, você citou as palavras “Anticristo” e “Falso Profeta”, erro comum cometido por muitos quando pensam na “besta” e no “falso profeta” do texto de Apocalipse. Essa confusão se deve ao fato de que, no subconsciente de muitos, a palavra “besta” é automaticamente traduzida por “Anticristo”, embora sejam coisas totalmente diferente. Na verdade, a palavra “Anticristo” nem mesmo aparece no livro de Apocalipse. Obviamente que as expressões “besta” e “falso profeta”, que você gostaria de ter mencionado, mas se confundiu e usou as expressões “anticristo e falso profeta”, apontam para dois “seres” das visões de João, mas isso NÃO significa que estes dois seres das visões representam dois homens!
Ao comentarmos sobre o texto acima, começando de trás para frente, poderíamos examinar a parte que diz que “os dois foram lançados no lago de fogo”. Alguns colegas, como você, já me abordaram com o mesmo questionamento, e, para corroborar o argumento, mencionaram a parte que diz “os dois”. O argumento destes colegas foi o seguinte: “Ora, se a Bíblia diz dois, é porque não pode ser um só”. No entanto, isso não faz o menor sentido. Deixe-me explicar um pouco melhor. Imagine que eu tenha uma visão e veja um cavalo e um cavaleiro, e, ao relatar a visão, eu diga: “Eis que vejo um cavalo branco e o seu cavaleiro. Os dois saem em marcha para a peleja e os dois serão vitoriosos na batalha”. Ora, o fato de eu ter usado a expressão “os dois”, para me referir ao cavalo e ao cavaleiro, significa que estou dando a entender que são dois homens? Fica pelo menos implícito que os elementos da visão representam dois homens? Claro que não! Eu digo os “dois”, porque um cavalo e o homem equivalem a dois, ora bolas! Com isso NÃO estou dando a entender que são dois homens, dois espíritos, dois anjos ou dois demônios, até este aponto da revelação, a única coisa que eu realmente disse é que são dois e nada mais. O que cada ser ou elemento presente na visão parece representar, eu posso descrever depois, mas apenas porque mencionei o que aconteceu com “os dois” não quer dizer nada. Se tem um cavalo e um homem na visão eu posso me referir a eles dizendo “os dois”. Se tem um sapo e um homem na visão, eu posso me referir a eles dizendo “os dois”. Se tem uma árvore e um macaco na visão, eu posso me referir a eles dizendo “os dois”. O fato de alguém ter feito a conta corretamente e ter chegado à conclusão que são “dois” seres ou “dois” elementos que aparecem na visão, não é a mesma coisa do texto estar dizendo que os “dois” representam “homens”. Em outras palavras, João estava simplesmente dizendo que “viu uma besta e os reis da terra… mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta… e os dois (a besta e o falso profeta) foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre”. A palavra grega que, em algumas versões de Apocalipse, é traduzida como “besta” é a palavra θηρίον, que significa simplesmente “animal, fera, bicho”. Em outras palavras, na visão do texto bíblico citado acima, João disse que viu esse bicho e os reis da terra. Depois, viu também que o bicho foi preso, e juntamente com o bicho, também foi preso o profeta, que segundo a classificação de João, é um profeta falso. A pergunta é: O texto precisa de interpretação? O que esse bicho representa? O texto profético está se utilizando da figura de um animal para representar um homem? Isso é o que realmente tem que ser respondido.
Bom, eu penso que a palavra “besta” está sendo usada no livro de Apocalipse com o mesmo sentido em que é usada em outros textos proféticos, inclusive no livro de Daniel. Ou seja, a palavra parece ser usada para representar um “reino”, uma “nação” ou um “império”, e não uma pessoa. Veja um exemplo:
Leia com atenção o texto acima e observe que o bicho que aparece na visão representa um reino. Comumente, os animais nos textos proféticos são usados como representações de nações, reinos ou impérios. Por outro lado, os homens fortes destes reinos são representados como chifres naquele mesmo animal. Resumindo, o animal é o reino e os chifres, os homens em posição de autoridade e liderança naquele reino. Acredito que se este princípio de interpretação fosse observado com mais consistência, não divagaríamos tanto ao nos depararmos com textos como aqueles que se encontram no livro de Apocalipse.
Voltando ao texto de Apocalipse, observe que João vê um “bicho”, o animal, que em algumas versões é traduzido por “besta”, e também vê um homem, que segundo a revelação que João recebe, é um profeta falso. Se o padrão de interpretação das profecias bíblicas puder ser mantido também no texto de Apocalipse, isso significa que “besta” não deve estar sendo usado como sinônimo de “anticristo”, como está no imaginário popular. A ideia da “fera”, no texto profético de João, deve ser considerada como nos outros textos proféticos, ou seja, o bicho, o animal, a besta, deve representar o reino de uma nação, ou um reino formado por uma coalizão de nações, uma vez que esse bicho tem sete cabeças e dez chifres. Se cada cabeça representar um reino e cada chifre representar um rei, então, esta seria a formação inicial deste reino: uma confederação de nações formada de pelo menos sete ou dez nações, com seus respectivos chefes de estado representados pelos dez chifres. Este parece ser o sentido mais correto para a utilização dessa palavra, tanto no texto profético de Daniel, quanto no texto profético de João no livro de Apocalipse.
Há cerca de 29 aparições da palavra grega para “besta” (θηρίον) no livro de Apocalipse. Se você um dia tiver a curiosidade de olhar uma por uma, tente encaixar em cada passagem a ideia de que o texto estaria falando de “um homem” e não de um reino. Se você conseguir fazer isso dar certo, e com essa interpretação, harmonizar tudo o que se diz sobre esse “bicho” no livro de Apocalipse, você terá conseguido mais do que um milagre.
Minha pequena contribuição para os seus futuros estudos sobre esse assunto, vai com a seguinte dica: Dois dos textos chaves sobre este animal, que devem servir de fio condutor para a sua interpretação, são Apocalipse 13 e Apocalipse 17. No primeiro, o bicho aparece de forma explícita pela primeira vez, e, no segundo, o mesmo bicho é descrito e explicado em detalhes. Ao juntar os dois textos, sem muito esforço, você perceberá que:
- O bicho é totalmente vermelho;
- Ele tem 7 cabeças;
- O bicho também tem 10 chifres e 10 diademas;
- Sua aparência é uma mistura de outros bichos, pois ele parece um leopardo, mas tem pés de urso e boca de leão;
- Uma das 10 cabeças fora destruída, mas depois será restaurada, e, na época da visão de João, 5 das 7 cabeças já tinham caído;
- Além disso, o anjo disse para João que as 7 cabeças representavam 7 montes, que deveriam ser compreendidos como 7 reinos.
Agora, como você vai usar a sua criatividade para conseguir alternar a interpretação deste bicho entre “homem” e “reino” talvez seja a parte mais curiosa da coisa toda. Você não precisa seguir minha linha de raciocínio, mas se um dia você estiver realmente interessado em entender melhor o que o texto parece estar dizendo, lembre-se dessa conversa.
Sinceramente, parece-me mais provável que o texto de Apocalipse esteja usando a palavra “besta” da mesma forma que as outras Escrituras sempre fizeram em todos os textos proféticos.