E OS SANTOS RESSUSCITADOS NA MORTE DE JESUS?
PERGUNTA: Aqueles que ressuscitaram junto com Jesus já receberam seus corpos imortais?
RESPOSTA: Se fôssemos falar de todas as pessoas que ressuscitaram na Bíblia, Jesus nem teria sido o primeiro a ressuscitar dentre os mortos. O ponto a respeito do qual tive a intenção de falar nesse vídeo, foi sobre a ressurreição final, a ressurreição para a imortalidade. Não há nenhum texto que diga que o grupo de Mateus 27.51,52 tenha experimentado uma ressurreição diferente da que experimentaram Lázaro, a filha de Jairo e o filho da viúva de Naim. Além disso, o texto não diz que “eles ressuscitaram junto com Jesus”. O texto fala que aquelas pessoas ressuscitaram quando Jesus morreu, não quando ele ressuscitou.
Mateus 27.50-52
50 E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. 51 Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas; 52 abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram…
Se aqueles pessoas tivessem experimentado a ressurreição final, a ressurreição da imoralidade, então, elas teriam ressuscitado antes de Jesus, e assim, Jesus sequer teria sido “o primeiro a ressuscitar dentre os mortos” como diz Atos 26.23.
O texto também diz que “muitos” corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram. Não foi uma ressurreição geral de “todos” os santos mortos. Também não devem ter sido crentes de gerações passadas, nem mesmo dos “santos do Antigo Testamento”, pois eles entraram na cidade e apareceram a muitos, e pelo que parece, foram reconhecidos.
É mais provável que tenha sido uma ressurreição local e temporal. Apenas alguns crentes contemporâneos de Jesus devem ter ressuscitado. Até porque o texto diz que “depois da ressurreição de Jesus eles saíram dos sepulcros e entraram na cidade e apareceram a muitos” (Mateus 27.53). Por alguma razão alguns podem achar que eles “foram para o céu” porque o texto diz que eles entraram “na cidade santa”. Porém, provavelmente esta é uma referência à cidade de Jerusalém da época, pois o texto diz que “eles apareceram a muitos”. Parece-me que foi exatamente por eles terem sido vistos pelo povo da época que este episódio foi registrado na Bíblia. Se eles tivesse “subido para o céu” e entrado “na cidade santa celestial”, caberiam as seguintes perguntas:
“— Eles teriam aparecido a muitos lá em cima ou aqui embaixo?”
“— Por quem eles teriam sido vistos depois de ter entrado nessa cidade?”
“— Se eles tivessem entrado numa cidade celestial e aparecido a muitos lá em cima, como o povo da terra soube do episódio para ser registrado na Bíblia?”
“— Teria sido possível que eles tivessem subido, entrado numa cidade santa celestial e depois terem voltado para serem vistos por muitos aqui embaixo?”
Posso estar errado, mas, para mim, parece fazer mais sentido que eles tenham ressuscitado fisicamente como resultado de um milagre pontual e depois, com o passar do tempo, tenham morrido novamente. Se eles tivessem subido para o céu para entrar em uma cidade santa lá em cima, talvez a melhor ordem descrita pelo texto teria sido que eles “ressuscitaram, saíram dos sepulcros, apareceram a muitos e entraram na cidade santa”. No entanto, a ordem descrita no texto diz que eles “ressuscitaram, saíram dos sepulcros, entraram na cidade e foram vistos”. Eles não foram vistos primeiro para “depois ir embora para cidade”. Eles entraram na cidade para que pudessem ser vistos.
Claro que eu posso estar completamente errado. Porém, por enquanto, não me sinto capaz de pensar de uma forma diferente.