A Importância da Fé na Vida do Crente
“Salvos, mediante a fé” – Efésios 2.8
“O justo viverá pela fé” – Romanos 1.17
“Esta é a Vitória que vence o mundo: a nossa fé” – 1João 5.4
“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus” – Hebreus 11.6
Como se pode ver, não há vida cristã sem fé. Somos salvos pela fé, devemos viver pela fé se queremos ser considerados diante de Deus como justos e a única garantia de vitória sobre o mundo baseia-se em nossa fé! De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, pois aquele que se aproxima de Deus deve acreditar que ele existe e que se torna o galardoador dos que o buscam. Quem acredita que Deus existe e o busca, deve também acreditar que será galardoado por isso, pois se não crer assim, seu comportamento não agradará a Deus. É impossível agradar a Deus sem acreditar que ele recompensa a quem o busca!
Há muitas interpretações loucas sobre o que é fé ou como ela nasce e cresce no coração do homem, porém, a fé não é uma imposição divina decretada sobre a vida de poucos indivíduos que tenham sido destinados a receber esta “bênção compulsória”. A fé, em termos gerais, é um “dom de Deus” e não uma “imposição de Deus”. Não é Deus quem estabelece quem crerá ou não crerá, como se a fé fosse uma imposição soberana sobre os seres humanos inertes aos caprichos e às vontades de um Deus mimado. Afinal, como Deus poderia se agradar com a fé de alguém que só a tem porque ele mesmo a estabeleceu compulsoriamente no coração de tal pessoa? Não é isso o que Hebreus 11.6 tem a pretensão de ensinar. De fato, se é impossível agradar a Deus sem fé, é porque é possível que todo e qualquer homem que se aproxima de Deus, tenha condição de acreditar nele, desde que o faça com a atitude correta. Se é impossível agradar a Deus sem fé, então, isso significa que ele nos concedeu meios pelos quais possamos crer! Deus não é injusto para exigir algo que seria impossível de se realizar. Nunca acredite que você não nasceu para ser crente ou para não ter fé! Assista este vídeo.
A fé vem através da compreensão da Palavra de Deus e sem o conhecimento da vontade de Deus, não existirá fé no coração do homem. Como alguém poderia ter fé para ser salvo se esta pessoa não for informada de que Deus não faz acepção de pessoas e deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade? Pois, aos olhos de Deus, não há distinção entre os homens, pois ele é Senhor de todos e é rico para com todos os que o invocarem e todo o que invocar o nome do Senhor, será salvo! Porém, como invocarão aquele em quem não creram? E como crerão em alguém de quem nada ouviram? Assim, a fé vem pela pregação da Palavra de Cristo! (Romanos 10.9-17)
Por outro lado, uma vez que o homem recebe as palavras de Deus em seu coração é impossível que ela não surta o efeito para o qual foi enviada. O anjo disse a Cornélio: “Manda chamar Simão, o qual te dirá as palavras pelas quais serás salvo” (Atos 11.14). Cornélio, confirmando seu interesse em ouvir a palavra de Simão Pedro declarou: “Estamos todos na presença de Deus, prontos para ouvir tudo…” (Atos 10.33). Deus faz sua parte, o pregador faz a parte dele e o ouvinte deve fazer a sua!
Todos os benefícios que a fé pode trazer à vida humana segue o mesmo princípio geral: Deus envia sua palavra, o homem a ouve e aceita, crê em seu coração a respeito do que ouviu, e em seguida, expressa suas convicções pela boca, trazendo à manifestação os benefícios divinos que em Cristo lhe foram garantidos. Seja a salvação, a cura, ou a libertação, tudo funciona através do mesmo princípio. Receba a palavra, creia em seu coração, confesse com sua boca aquilo que você crê e assim será convosco (Marcos 11.22-24).