Espírito e alma humanos sempre juntos: antes e após a morte!

PERGUNTA:
Para onde vai meu espírito se eu pecar? E onde relata na Bíblia o espírito indo ao inferno? A alma são meus sentimentos?

RESPOSTA:
Se a tua pergunta diz respeito ao destino eterno do espírito humano que vive em pecado após a morte, a resposta é simples: vai para a dimensão espiritual compatível com a realidade da vida que ele tinha antes de morrer, que no caso é chamado pela Bíblia de inferno ou lago de fogo. Há vários textos bíblicos que ensinam o inferno ou lago de fogo como o destino dos ímpios e pecadores, mas você pode olhar Lucas 16.22 e 23 que diz que aquele rico, vizinho do homem chamado Lázaro, morreu, foi sepultado e estava no inferno atormentado; ou seja, o corpo morreu e foi sepultado na cova, mas a sua verdadeira pessoa (espírito e alma) estavam no inferno. A Bíblia não ensina que “alma” são apenas as emoções, de fato, a melhor tradução da palavra é “vida”, e é assim como ela mais aparece nas Escrituras.

1. O espírito humano é o verdadeiro “eu”, como disse Paulo em 1 Coríntios 14.14: “quando EU orar em outras línguas, MEU ESPÍRITO é que está orando…”, a verdadeira essência do ser humano que herdou de Deus as características que o possibilitam ser feito filho de Deus;

2. A alma humana parece ser constituída de vários elementos emocionais e intelectuais que distinguem o homem de outro homem, aquelas marcas específicas que se apresentam mais claramente na personalidade e temperamento de cada um;

3. O Corpo humano é a parte mais facilmente identificável, onde se encontram os 5 sentidos mais populares (embora não sejam os únicos): visão, audição, tato, paladar e olfato; onde está o cérebro e o coração, que parecem ser os principais elementos físicos que servem de elo com o mundo imaterial da alma e do espírito.

O ser humano foi feito por Deus para ser eternamente espírito, alma e corpo; quando um homem morre existe essa separação transitória, todo ser humano comparecerá diante de Deus para prestar contas da sua vida, pois “aos homens está ordenado morrer vindo depois disto o juízo” e uns receberão a vida eterna e outros a condenação eterna. No entanto, todos os espíritos voltarão para Deus e serão julgados. Após a ressurreição dos corpos, os homens estarão eternamente com Deus ou sem Deus em Espírito, Alma e Corpo. Por isso a Bíblia diz que uns ressuscitarão para a vida e outros para a condenação eterna. Jesus deixou bem claro que Deus tem autoridade para lançar no inferno tanto a alma quanto o corpo. Isso não significa que a alma e o corpo vão para um lugar enquanto o espírito vá para outro. Ao unirmos os textos bíblicos que falam do assunto entendemos que se apenas a alma é mencionada no texto, certamente o espírito estará junto com ela; se por outro lado o texto bíblico menciona apenas o espírito, a presença da alma é que desta vez ficará implícita; como no texto de Tiago quando ele diz que “o corpo sem o espírito está morto”; ou seja, o espírito e a alma estão sempre juntos, ainda que os dois se separam do corpo temporariamente por ocasião da morte física. A única coisa que pode “dividir” a alma e espírito, e isto no sentido figurativo, é a Palavra de Deus. O que o texto de Hebreus 4.12 está realmente dizendo é que somente a palavra de Deus pode distinguir ou diferenciar uma coisa da outra.