PERGUNTA:

Por que “disciplinar” ou repreender alguém por um erro se em Romanos 2.4 diz que é a bondade do Senhor que leva o homem ao arrependimento?

RESPOSTA:

Dependendo da perspectiva, podemos até dizer que tudo que Deus nos concede em nossa caminhada cristã pode ser atribuída à sua bondade, mas é preciso considerar a Palavra de Deus como um todo e não apenas as partes que gostamos mais ou que nos parecem mais agradáveis.

Quando Paulo escreveu o texto que você citou, tem um contexto específico que o fez escrever assim: Paulo está alertando aos homens para não julgarem os outros precipitadamente, porque quando um homem julga outro injustamente, ele mesmo será condenado, pois ao fazer isso ele”estará praticando as próprias coisas que condena” (Romanos 2.1). Então, no verso seguinte Paulo diz que o JUÍZO DE DEUS é segundo a verdade, e emenda: “mas, tu, ó homem, que condenas outros e fazes as mesmas coisas, pensas que te livrarás do juízo de Deus?” (v. 3). Daí vem o verso 4 que você citou, que é quando Paulo tenta despertar a consciência da pessoa para quem ele se dirige no texto dizendo que tal pessoa é “dura e intransigente com os outros, mas deveria lembrar-se que não é assim que Deus tem sido com ela, pois Deus tem sido para com ela TOLERANTE e LONGÂNIMO”.

Paulo ainda diz que este comportamento “de juiz” por parte desta pessoa demonstra que ela parece “ignorar que é a bondade de Deus por ele que o permite viver dando-lhe tempo e proporcionando-lhe a oportunidade de chegar ao arrependimento”. Ou seja, assim como Deus é paciente com ele, ele também deveria ser paciente com os outros; Assim como Deus é bondoso com ele, ele deveria ser bondoso com os outros.
No entanto, isso não significa que os inúmeros textos bíblicos que falam sobre a importância da repreensão para causar o arrependimento devam ser desprezados; até porque, quando Deus nos confronta, nos repreende ou nos entristece é para o nosso bem e isso TAMBÉM É uma demonstração da sua BONDADE pela nossa vida.

Considere os seguintes textos:

2 Coríntios 7.9
“fostes contristados PARA arrependimento, pois fostes CONTRISTADOS SEGUNDO DEUS”

2 Coríntios 7.10
“Por que A TRISTEZA SEGUNDO DEUS PRODUZ ARREPENDIMENTO”

2 Tessalonicenses 2.14,15
“Não vos associeis com ele PARA QUE FIQUE ENVERGONHADO… Mas adverti-o como irmão”

Lucas 17.3
“Se teu irmão pecar, REPREENDE-O; SE ELE SE ARREPENDER, perdoa-the”

Apocalipse 3.19
“Eu REPREENDO E DISCIPLINO a QUANTOS AMO. Sê pois zeloso arrepende-se”

Tito 1.12,13
“Os cretenses [são] sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos. PORTANTO, REPREENDE-OS SEVERAMENTE, PARA que SEJAM SADIOS.”

2 Timóteo 3.16,17
“A Escritura é útil para… REPREENDER e CORRIGIR… AFIM DE QUE o homem DE DEUS seja perfeito”

Se você gostaria de estudar mais sobre o assunto você pode comprar meu livro “Libertação da lmoralidade Sexual” onde abordo o assunto detalhadamente. Você pode procurar no meu site, no meu aplicativo, ou no site amazon.com.br