Um texto sobre o crescimento espiritual

Este texto foi uma resposta sucinta para uma pergunta feita por uma irmã sobre a condição do espírito humano após o novo nascimento.

Oi Fernanda, tudo bem?

olha, a primeira coisa importante nessa história é estabelecer o sentido para a palavra “perfeição” que você tanto mencionou. Em termos gerais, a palavra perfeição em relação a nossa espiritualidade significa “maturidade” e neste sentido, quando somos recriados não nos tornamos “perfeitos”. Vou lhe ajudar a entender isso, apontando para Jesus.

Veja, a Bíblia diz que Jesus “embora fosse filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e (consequentemente), tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o autor da salvação para todos os que lhe obedecem” (Hebreus 5.8,9). Em Hebreus 2.10 o autor da carta aos Hebreus repete a mesma verdade dizendo que Jesus foi “aperfeiçoado por meio de sofrimentos”. Como ponto de partida, entendemos que se Jesus mesmo foi “aperfeiçoado”, então, existe um “tipo de perfeição” que é experimentada através de um processo de vida, certo? Você vai encontrar inúmeros versículos que apontam para isso:

  • 2 Coríntios 13.9 – “Isto é o que pedimos: o vosso aperfeiçoamento”
  • 2 Coríntios 13.11 – “Quanto ao mais, irmãos, aperfeiçoai-vos…”
  • Efésios 4.11,12 – “Jesus concedeu dons ministeriais visando o aperfeiçoamento dos santos”
  • Tiago 1.4 – “A perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes”
  • Tiago 3.2 – “Todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito e capaz de refrear todo o corpo!”
  • 1 Pedro 5.10 – “O Deus de toda a graça, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar”

Quando falamos do lado prático da vida, nós estamos sendo aperfeiçoados. quando pensamos sobre nossa posição LEGAL aos olhos de Deus, pelo que ele fez por nós ATRAVÉS de Jesus Cristo, então, neste sentido, somos perfeitos. Mas isso não quer dizer que “nosso espírito é perfeito” enquanto a “carne é imperfeita”. Não é este o significado!

Na verdade, quando as Escrituras falam sobre crentes sendo aperfeiçoados, elas estão falando sobre o aperfeiçoamento do nosso espírito. Como crianças recém nascidas, devemos desejar o genuíno leite da Palavra para que por ele, possamos CRESCER, no sentido espiritual, claro! (1 Pedro 2.2 ).

Quando Jesus disse: “o espírito está pronto” (Mateus 26.41 ), ele não estava falando que os espíritos de todos os seres humanos que recebem Jesus como Senhor se tornam automaticamente prontos. Ele estava falando especificamente dos discípulos que ele tinha treinado durante os três anos de ministração da palavra, ou seja, aqueles discípulos estavam espiritualmente prontos, ainda que a carne deles fosse fraca e ainda não tivessem recebido o Espírito Santo. Isso é mais ou menos a mesma coisa quando Jesus disse: “vós estais limpos pela palavra que vos tenho falado”. Ou seja, de quem Jesus estava falando? Resposta: dos discípulos para quem ele tinha ministrado durante aqueles anos seguidos. O problema é que alguns irmãos pegam estes textos juntam com outros que falam de nossa posição legal EM CRISTO e fazem esta pequena confusão.

Lembre-se que Paulo disse: “Purifiquemo-nos de toda imundície da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus” (2 Coríntios 7.1). Observe isso: “purificar o espírito para aperfeiçoar a santidade”. Em 1 Coríntios 7.34 Paulo fala sobre “ser santo no corpo e no espírito”. Lembrando também que Paulo dizia que os crentes deveriam glorificar a Deus no corpo e no espírito (1 Coríntios 6.20 – ARC). Se o espírito “estivesse perfeito” Paulo não estaria dando recomendações sobre o que fazer para glorificar a Deus também no espírito, não é mesmo? Pois esta parte funcionaria automaticamente, se as coisas fossem como alguns dizem. E se o espírito já estivesse perfeito, Paulo não teria falado sobre “ser santo no espírito” 1 Co 7.34.

Quando encontramos textos que falam mais ou menos a mesma coisa de Efésios 4.24, eles estão apontando para a nossa perfeição realizada por Deus em Cristo Jesus. Veja:

  • Colossenses 2.4 – “Nele (em Cristo) estais aperfeiçoados”
  • Hebreus 10.14 – “Com uma única oferta (sua própria morte), aperfeiçoou para sempre”

Veja que este novo homem foi criado EM CRISTO: “Para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem” (Efésios 2.15). Um novo homem foi criado em Cristo. Este é o novo homem do qual devemos nos revestir.

Quando ele diz em Efésios 4.24: “Vos revistais do novo homem, criado segundo Deus”, veja que ele está falando sobre revestimento. Ou seja, que a nossa vida aqui na terra seja influenciada e transformada pela nova vida que Deus deixou disponível em Cristo. E qual o conselho que ele dá para os cristãos que devem se revestir do novo homem? Leia você mesma:

“deixe de mentir, não peque mais por causa de raiva dos outros, não roube mais, não fale coisas inconvenientes, que suas palavras transmitam graça a quem ouvi-las, não entristeçam o Espírito Santo, tirem do vosso coração a amargura, a cólera, a ira, gritarias em contexto de brigas, malícias em seus relacionamentos sociais, etc.” (Efésios 4.24-32). Se os cristãos já fossem “perfeitos” no sentido que alguns falam, Paulo não estaria perdendo tempo dizendo para pessoas perfeitas que não mentissem!

Resumindo:

  1.  Cristo após ressuscitar tornou-se este novo homem do qual devemos nos revestir (Efésios 2.15);
  2. Em Cristo estamos aperfeiçoados (Colossenses 2.4);
  3. Em nosso vida terrena devemos ser aperfeiçoados à semelhança da perfeição presente no novo homem, Cristo Jesus (Efésios 4.24)

Um abraço querida!Que Deus te abençoe