Gogue e o Anticristo

PERGUNTA:

Pastor, fiquei com uma dúvida sobre Gogue e o Anticristo: na Bíblia diz que Gogue será enterrado em Israel, mas o Anticristo será lançado no lago de fogo, isso não mostra que são duas pessoas diferentes?

RESPOSTA:

Oi querida, tudo bem? Acho que você está fazendo referência ao texto de Apocalipse 19.20, não é isso? É uma das coisas que as pessoas usam para argumentar a esse respeito. O texto diz “Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram LANÇADOS VIVOS DENTRO DO LAGO DE FOGO que arde com enxofre”. O pensamento basicamente é o seguinte: “Ora, se o Anticristo é lançado vivo no inferno, como este poderia ser Gogue já que ele irá morrer? E além de morrer a Bíblia não diz que ele será sepultado em Israel?” O texto usado como base para esse argumento é Ezequiel 39.11 que diz que “Naquele dia, DAREI ALI A GOGUE UM LUGAR DE SEPULTURA EM ISRAEL, o vale dos Viajantes, ao oriente do mar; espantar-se-ão os que por ele passarem. Nele, sepultarão a Gogue e a todas as suas forças e lhe chamarão o vale das Forças de Gogue”.

Bom, o simples fato de a Bíblia dizer que Gogue MORRERÁ não significa que ele não seja o Anticristo, afinal de contas, dizer que o anticristo “descerá vivo para o inferno” significa realmente que ele não morrerá? Eu digo que basear-se apenas em Apocalipse 19.20 para concluir que o Anticristo não morrerá chama-se PRECIPITAÇÃO. Afinal, as Escrituras não dizem claramente que o Senhor JESUS MATARÁ O ANTICRISTO COM O SOPRO DE SUA BOCA e o destruirá pela manifestação de sua vinda? (2 Tessalonicenses 2.8). Pois é, o Anticristo vai morrer sim!

Quanto à morte de Gogue na terra de Israel, a Bíblia também diz que o Anticristo terá o seu fim em Israel. Veja:

Daniel 9.27
Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre a asa das abominações VIRÁ O ASSOLADOR, ATÉ QUE A DESTRUIÇÃO, QUE ESTÁ DETERMINADA, SE DERRAME SOBRE ELE.

O assolador, no versículo acima, do qual falou o profeta Daniel, é o mesmo “abominável da desolação” mencionado por Jesus em Mateus 24.15, que é o Anticristo. Em Mateus Jesus diz que em determinado momento o Anticristo “estará no lugar santo”, que possivelmente se refira ao Templo, em Jerusalém, NA TERRA DE ISRAEL. Além disso, neste texto de Daniel, citado por Jesus em Mateus, ele diz que o Anticristo não apenas “VIRÁ” até Israel, mas também “que virá e será destruiído”. Onde o Anticristo será destruído? Obviamente que na terra de Israel para onde ele terá vindo mais ou menos na metade do período de sete anos da Tribulação.

O que foi dito no parágrafo acima fica ainda mais claro quando observamos os textos a seguir:

Daniel 11.41,45
41 [o Anticristo] Entrará também NA TERRA GLORIOSA, e muitos sucumbirão… 45 [o anticristo] Armará as suas tendas palacianas entre os mares contra o glorioso monte santo; MAS CHEGARÁ AO SEU FIM, E NÃO HAVERÁ QUEM O SOCORRA.

Em outras palavras, “o Anticristo armará seu acampamento militar entre o Mar Mediterrâneo e o Monte do Templo EM ISRAEL; e, exatamente lá, chegará ao seu fim e não haverá quem o socorra”.

Em suma, a verdade é que o Anticristo morre e morre em Israel!