Um breve comentário sobre Romanos 9 - Parte 1

Parte 1 | Parte 2

Este é um estudo sobre Predestinação divido em duas partes que foi feito na Comunidade Vida de Adoração em Natal no mês de setembro de 2015. Nesta primeira parte apresentamos alguns dos versículos de Romanos onde Paulo trata exaustivamente sobre a igualdade da situação espiritual dos judeus e gentios diante de Deus. Em todo o livro de Romanos Paulo está tentando demonstrar que o Pai não é apenas o Deus dos judeus, mas também dos gentios, e que a graça e o juízo dele estão disponíveis tanto para uns como para outros. Está é a tônica da carta de Paulo aos Romanos, sem tirar nem por!

O esforço intelectual de Paulo ao longo de todo o texto é provar que os judeus NÃO ESTÃO predestinados para a glória pelo simples fato de serem judeus. Romanos 9 é o ponto alto do seu argumento, onde ele mostra que os judeus não podem exigir que Deus os salve por serem supostamente predestinados para isso.

Romanos 9 é uma tentativa de Paulo em deixar claro que a salvação do homem não é uma predestinação arbitrária da parte Deus. Até porque se essa fosse a interpretação correta do capítulo 9 de Romanos, ele estaria em confronto lógico com todo o livro de Romanos onde Paulo insiste em repetir, por meio de muitas palavras, que “Deus não faz  acepção de pessoas”, observe:

  • Romanos 1.16
    Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a SALVAÇÃO de TODO AQUELE QUE CRÊ, primeiro do JUDEU e TAMBÉM DO GREGO.
  • Romanos 2.9
    Tribulação e angústia virão sobre a alma de QUALQUER HOMEM que faz o mal, ao JUDEU primeiro e TAMBÉM AO GREGO.
  • Romanos 2.10
    glória, porém, e honra, e paz a TODO AQUELE que pratica o bem, ao JUDEU primeiro e TAMBÉM AO GREGO.
  • Romanos 3.9
    Que se conclui? TEMOS NÓS [JUDEUS] VANTAGEM? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que TODOS, TANTO JUDEUS COMO GREGOS, estão debaixo do pecado.
  • Romanos 3.21-23
    Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, PARA TODOS E SOBRE TODOS os que crêem; PORQUE NÃO HÁ DISTINÇÃO, pois TODOS PECARAM e [TODOS] CARECEM da glória de Deus.
  • Romanos 3.29
    É, porventura, DEUS SOMENTE dos JUDEUS? Não o é também dos gentios? Sim, TAMBÉM DOS GENTIOS.
  • Romanos 5.18
    Pois assim como, por uma só ofensa, VEIO O JUÍZO DE DEUS SOBRE TODOS OS HOMENS para condenação, assim também, por um só ato de justiça, VEIO A GRAÇA SOBRE TODOS OS HOMENS para a justificação que dá vida.
  • Romanos 10.12
    Pois NÃO HÁ DISTINÇÃO entre JUDEU e GREGO, uma vez que O MESMO É o SENHOR DE TODOS, RICO PARA COM TODOS os que o invocam.
  • Romanos 11.32
    Porque Deus A TODOS encerrou na desobediência, a fim de usar de MISERICÓRDIA PARA COM TODOS.