Submissão, obediência e temor

Parte 1  |  Parte 2  |  Parte 3  |  Parte 4  |  Parte 5  |  Parte 6

Este texto foi extraído do livro Libertação da Imoralidade Sexual, de Natan Rufino

“Phobos”, aparece em inúmeros lugares nas Escrituras Sagradas em associação ao comportamento piedoso do povo de Deus. Abaixo listarei apenas alguns dos versículos do Novo Testamento que fazem menção positiva a respeito deste temor na vida do cristão.

***

FILIPENSES 2.12
Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, DESENVOLVEI A VOSSA SALVAÇÃO COM TEMOR e tremor.

2 CORÍNTIOS 7.1
Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, APERFEIÇOANDO A NOSSA SANTIDADE NO TEMOR DE DEUS.

***

1 PEDRO 1.17
Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, PORTAI-VOS COM TEMOR durante o tempo da vossa peregrinação.

2 CORÍNTIOS 5.10,11
10 Porque IMPORTA QUE TODOS NÓS compareçamos PERANTE O TRIBUNAL DE CRISTO, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.
11 E ASSIM, CONHECENDO O TEMOR DO SENHOR, persuadimos os homens e somos cabalmente conhecidos por Deus; e espero que também a vossa consciência nos reconheça.

APOCALIPSE 11.18
Na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a tua ira, e o tempo determinado para serem julgados os mortos, para se dar o galardão aos teus servos, os profetas, aos SANTOS E AOS QUE TEMEM O TEU NOME, tanto aos pequenos como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra.

1 PEDRO 2.17
Tratai todos com honra, amai os irmãos, TEMEI A DEUS, honrai o rei.

***

ATOS 5.5
Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, SOBREVINDO GRANDE TEMOR A TODOS OS OUVINTES.

ATOS 2.42,43
42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
43 EM CADA ALMA HAVIA TEMOR; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.

ATOS 9.31
A IGREJA, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e CAMINHANDO NO TEMOR DO SENHOR, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.

***

ATOS 10.2
[Cornélio era] piedoso e TEMENTE A DEUS com toda a sua casa e fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus.

ATOS 10.34,35
34 Falou Pedro dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas;
35 pelo contrário, em qualquer nação, AQUELE QUE O TEME e faz o que é justo lhe É ACEITÁVEL.

ROMANOS 11.20
Pela sua incredulidade, [os judeus] foram quebrados; tu, porém, mediante a fé, estás firme. NÃO TE ENSOBERBEÇAS, mas TEME.

***

ROMANOS 13.7 (Revisada Imprensa Bíblica)
DAI A CADA UM O QUE LHE É DEVIDO: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; A QUEM TEMOR, TEMOR; a quem honra, honra.

EFÉSIOS 6.5
Quanto a vós outros, servos, OBEDECEI A VOSSO SENHOR segundo a carne COM TEMOR e tremor, na sinceridade do vosso coração, COMO A CRISTO.

COLOSSENSES 3.22
Servos, OBEDECEI EM TUDO AO VOSSO SENHOR SEGUNDO A CARNE, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, TEMENDO AO SENHOR.

EFÉSIOS 5.21
Sujeitando-vos uns aos outros NO TEMOR DE CRISTO.

***

APOCALIPSE 19.5
Saiu uma voz do trono, exclamando: DAI LOUVORES AO NOSSO DEUS, todos os seus servos, OS QUE O TEMEIS, os pequenos e os grandes.

APOCALIPSE 15.4
QUEM NÃO TEMERÁ E NÃO GLORIFICARÁ O TEU NOME, Ó SENHOR? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos.

***

Eu sei que mesmo diante de todos os textos que vimos acima, sem falar de outros que não foram citados, ainda assim, alguns irmãos seriam capazes de procurar algum versículo, ou até mesmo metade dele, para usarem como desculpa do porquê não querem aceitar ou praticar este temor a Deus.

De vez em quando surgem doutrinas que são construídas com base apenas em partes de verdades da Bíblia, e são levadas ao extremo por aqueles que se aventuram a ter uma devoção seletiva pelas Escrituras. Hoje em dia, por exemplo, está muito em moda o tipo de mensagem que menospreza todo e qualquer ensinamento sobre juízo da parte de Deus, ou que ensine sobre qualquer responsabilidade atribuída ao cristão.

Camuflados por trás de palavras como “graça” e outras semelhantes, ou mesmo usando versículos da Bíblia como pretexto, muitos irmãos são capazes de ignorar todos os 18 versículos que vimos acima por causa de um ou dois relativamente mal interpretados.

A capacidade do filho de Deus de poder sentir vergonha, de sentir-se culpado por algum pecado cometido, a benção de ser capaz de sentir o peso de uma repreensão por algum comportamento indevido, são virtudes cristãs que não podem ser perdidas no Corpo de Cristo.

Se um pai repreende ou reprova o procedimento de um filho e este simplesmente dá as costas com um riso zombeteiro nos lábios, sem nem mesmo sentir-se mal por ter desagradado o pai, o que você me diria a respeito deste comportamento? O que se poderia dizer sobre tal atitude? Um filho desordeiro e rebelde que “não perde a sua paz” independente do número de reprovações ou reprimendas que sejam feitas por seus pais, sofrerá as consequências da sua irresponsabilidade mais cerdo ou mais tarde.

Se as Escrituras nos estimulam a olharmos para formigas para que aprendamos lições espirituais de valor, porque não podemos observar as relações de criação entre pais e filhos para aprendermos sobre nossa relação espiritual com nosso Pai Celeste?

O reconhecimento da nossa pequenez e fragilidade como seres humanos diante da grandeza e invulnerabilidade do nosso Deus e Pai, nos constrange como seus filhos a lhe prestarmos submissão, obediência e temor.